WOLMIR THEREZIO AMADO

Wolmir Therezio Amado

Patrono:D.Fernando Gomes dos Santos

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 38- WOLMIR THEREZIO AMADO, de Paim Filho, Rio Grande do Sul, 26.01.1962, escreveu, entre outros, “A RELIGIÃO E O NEGRO NO BRASIL”(1989), “HISTÓRIA DO PROJETO UCG"(1989), “A IGREJA E A QUESTÃO AGRÁRIA NO CENTRO-OESTE DO BRASIL 1950-1968"(TESE DE MESTRADO-1996), “TEOLOGIA NEGRA”(1989), “A TRAJETÓRIA AGRÁRIA”(1989), “NOSSO TEMPO, QUESTÕES DA ATUALIDADE”(1997), “DIÁLOGOS COM A FILOSOFIA”(2005), “DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA”(2006), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. 
Filho de Francisco Cruz Amado e de Carmem Umalda Manfredi. Após os estudos primários em sua terra natal, fez o secundário no Ginásio Estadual Frei Gentil, de Paim Filho. 
Estudou no Seminário Seráfico São José, de Veranópolis, Rio Grande do Sul. Em Campo Grande, nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, fez Filosofia. Cursou Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, em Goiânia. 
Especialista em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Residente em Goiás, desde 1983. 
Professor da Universidade Católica de Goiás, do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Vinculado ao Departamento de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Presidente do Conselho Regional de Leigos. 
Mestre em História das Sociedades Agrárias, pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal de Goiás. 
Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Memorialista, Pensador, Intelectual. Ativista, Produtor Cultural, Literato. Cronista, Contista, Administrador. Educador, Ficcionista, Conferencista. Orador, Jornalista, Articulista. 
Especialista em Filosofia da Educação, Modernidade, Ministração de Cursos, Coordenação de Eventos e Assessoria de Encontros. Antigo seminarista da Ordem dos Capuchinhos. 
Membro da Associação dos Docentes da UCG, além de outras entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Associação dos Docentes da UFG, Sociedade Goiana de Cultura, de que é Secretário-Geral(1997) e Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil. 
Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e no livro CATÁLOGO DE ESPECIALISTAS & SERVIÇOS, da UFG. Vice-Presidente da Sociedade Goiana de Cultura(1998), mantenedora da Universidade Católica de Goiás, de que também é docente. 
Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999. Estudado no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(2006), de José Mendonça Teles. 
Doutorando em História, pela Universidade de Brasília(UNB). Atual Reitor da Universidade Católica de Goiás(2008). 

Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 38, entre os Titulares, tendo como Patrono Dom Fernando Gomes dos Santos
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share