OSMAR PIRES MARTINS JUNIOR

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 29-OSMAR PIRES MARTINS JUNIOR, Goiano, de Iporá, 21.03.l956, escreveu, entre outros, "UMA CIDADE ECOLOGICAMENTE CORRETA"(GOIÂNIA), com apresentação do Ministro do Meio Ambiente Gustavo Krause e prefácio do Prefeito de Goiânia Darci Acorsi, sem dados biográficos completos no livro e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado. Publicou também INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL-TEORIA E PRÁTICA(2006), PERICIA AMBIENTAL E ASSISTENCIA TÉCNICA-INSTRUMENTOS DE DEFESA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS(2006). 
Filho de Osmar Martins Barros e Amélia Pires Sardinha. Apos os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Reside em Goiânia desde 1971, onde constituiu família e desenvolve suas atividades profissionais. É cidadão goianiense por lei de autoria do Vereador Maurício Beraldo, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Goiânia. 
Casado com a jornalista Josete Bringel Bezerra, que é natural de Carolina (MA), tem três filhos goianienses: Ludmila (20), estudante do último ano de Química da UFG, Diogo (16), secundarista e Gustavo (10), estudante do primário. 
Em 1980, com 24 anos de idade, concluiu o curso de Bacharel em Biologia, na modalidade Ecologia, pela Universidade Federal de Goias. 
Licenciou-se em Biologia, pela Universidade Católica de Goiás, em 1982. Em 1985, graduou-se em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal de Goiás. 
Especializou-se em Engenharia de Irrigação, pela UFG. Pós-Graduado em Administração de Cooperativas, na Universidade Católica de Goiás. Mestre em Ecologia - UFG (2001). 
Doutorando em Ciências Ambientais - UFG. Pós-graduado em Administração de Cooperativas - UCG (1992). Especialista em Engenharia de Irrigação - UFG (1989). Engenheiro Agrônomo - UFG (1985). Biólogo – Bacharelado - UFG (1980) e Licenciatura - UCG (1992). 
É professor universitário de cursos de Graduação na UNIP e de Pós-Graduação na UCG, no Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN/UCG) e no Instituto de Pós-Graduação (IPOG). 
Entre 1993 e 1996, com 40 anos, foi Secretario Municipal do Meio Ambiente de Goiânia. Entre 1997 e 2002, foi Perito do Centro de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Publico de Goiás, com 5.088 horas técnicas de serviços em laudos periciais e 2.262 horas de atividades de Educação Ambiental.. Entre 2003 e 2006, foi Presidente da Agencia Ambiental de Goiás. Perito Ambiental do Ministério Público de Goiás (1997 - 2002). 
Representou a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) nas Conferências da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD), em San Sebastián – País Basco, Espanha; Fremantle/Perth – Western Austrália; e Cardiff – País de Gales, UK. Delegado da nrg4SD e ABEMA na Conferência Internacional de Energia Renovável, em Bonn, Alemanha. 
Presidente da Fundação Museu de Ornitologia, de Goiânia. Funcionário da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de Goiás. Foi Secretário Municipal do Meio Ambiente, no Governo Petista do Prefeito Darcy Acorsi. 
Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Pensador, Intelectual, Ativista. Produtor Cultural, Memorialista, Biólogo. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Conferencista, Orador, Poeta. Engenheiro Agrônomo. Assessor Especial do Ministério Público do Estado de Goiás(1997), para assuntos de meio ambiente. 
Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e em diversos textos de estudos ecológicos. Membro de várias instituições sociais, culturais e de classe, entre as quais, Clube de Engenharia e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia(CREA). 
Integrou os Programas Internacionais de Visitas da Agência de Cooperação Técnica Alemã - GTZ e do United States Department of State, para o conhecimento das políticas de manejo das bacias hidrográficas da Alemanha e de saneamento ambiental dos Estados Unidos. 
Editou também “A VERDADEIRA HISTÓRIA DO VACA BRAVA, E OUTRAS NÃO MENOS VERÍDICAS”. GOIÂNIA: KELPS/ED.UCG, 2008, 524 P.; “ARBORIZAÇÃO URBANA & QUALIDADE DE VIDA: CLASSIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES E ÁREAS VERDES”. GOIÂNIA: KELPS/ED.UCG, 2007, 312 P.; “PERÍCIA AMBIENTAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: INSTRUMENTOS DE DEFESA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS”. GOIÂNIA: KELPS/ED.UCG, 2006, 470 P.; “INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: TEORIA E PRÁTICA”. GOIÂNIA: KELPS/ED.UCG, 2005, 244 P.; CONVERSÃO DE MULTAS AMBIENTAIS EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE: O EXEMPLO DA APLICAÇÃO DOS TACS EM GOIÁS. GOIÂNIA: KELPS, 2005, 150 P.; E, “UMA CIDADE ECOLOGICAMENTE CORRETA”. GOIÂNIA: AB, 1996, 220 P. 
Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999. Estudado no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(2006), José Mendonça Teles. Diplomado pela União Brasileira dos Escritores – UBE/GO com o troféu Tiokô de Ecologia (1995/96) e pela Associação Goiana de Imprensa – AGI com o título de Ecologista do Ano (2005). 
Professor universitário dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIP, Goiânia. 

Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 29, entre os Titulares, tendo como Patrono Atílio Correia Lima. É o atual Presidente da Academia(2008/2009). 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br 

Bookmark and Share