NISO PREGO

Niso Prego

Patrono:Léon Denis

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 34. 
NISO PREGO, de Santa Cruz de Goiás, 09.08.1934, escreveu, entre outros, SINDICALISMO E EDUCAÇÃO, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto produzido. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Mudou-se para Goiânia, em 1950, com 16 anos de idade. Em 1952, ajudou a fundar a União Goiana dos Estudantes Secundaristas, onde atuou como secretário-geral. Em 1955, com 21 anos de idade, lutou pela fundação da União Estadual dos Estudantes, onde, também foi secretário-geral. 
Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Chegou a cursar Letras e Matemática, mas preferiu terminar o curso superior de Orientação Educacional. Pós-graduou-se em Análise e Projeto de Sistema e em Administração de Ensino Profissionalizante. 
Fez estágio na União Soviética em 1985, com 51 anos, na área de Sindicalismo e Educação. 
Foi Presidente da Confederação de Professores do Brasil (CPB) e do Centro do Professorado Goiano (CPG), entidades que ajudou a fundar. Seu nome também consta nos registros do Centro Acadêmico X de Maio da Faculdade de Direito da UFG, entidade da qual foi presidente em 1956 e 1957. 
Como professor, Niso Prego ensinou -- principalmente Matemática -- a muita gente. 
Por duas décadas (1951-1971), lecionou em escolas como o Lyceu de Goiânia, Colégio Pedro Gomes, Instituto Araguaia, Instituto Betânia, Ginásio Municipal de Goiânia, Ginásio Libertas, Ginásio Emmanuel de Irradição Espírita Cristã, Ginásio Vera Cruz e Escola Técnica Federal de Goiás, onde foi tambem diretor e orientador educacional. 
Das salas de aula para o movimento sindical e a política foi um pulo. Depois da atuação à frente do Centro do Professorado Goiano (1976 a 1981) e do Confederação de Professores do Brasil (1985 a 1987), foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na legislatura 1989-1992, atuando na Câmara Municipal de Goiânia como colega de Bancada da vereadora Marina Sant´Anna, a época, em seu primeiro mandato como parlamentar. 
Neste período, Niso Prego também foi vice-presidente do PT Metropolitano. Na Câmara, assumiu a presidência da antiga Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social e ainda foi 1º secretário da Mesa Diretora. 
Aos 74 anos, casado com dona Suely Alcântara Prego, pai de Norma Suely, Lucila, Niso Prego Júnior, Cláudia e Eliana, é avô de 12 netos (Alexandre, Henrique e Rehana; Luciano e Elisa; Rafaela, Bárbara e Bruna; Luiz Thiago e Ana Luiza; Rebeca e Mirella). 

Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 34, entre os Titulares, tendo como Patrono Léon Denis. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br 

Bookmark and Share