Salma Saddi W de Paiva

Salma Saddi W de Paiva

 

Biografias de Salma Saddi – Membro Honorário

Salma nasceu no dia 28 de abril de 1960, no estado de Goiás. É graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

É casada com Idelmar de Paiva Neto, bacharel em Administração de Empresas e em Direito e escritor, com dois livros já editados – Caminho Inverso (romance) e Água de Pedra (contos). O casal tem uma filha, Nara Saddi de Paiva Sampaio, estudante, cursando o 6º período de Psicologia.

Atualmente residindo em Goiânia, o casal Idelmar e Salma viveu por muitos anos na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, hoje considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Ambos foram co-fundadores da Associação Casa de Cora Coralina, organização não governamental destinada a preservar a memória da poetisa, uma das referências da literatura goiana e destaque na poesia nacional.

Salma é membro atuante de entidades e organizações culturais, como: Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT; Fundação Educacional Frei Simão Dorvi. Conselheira do Conselho Estadual de Segurança Pública; Conselho Municipal de Cultura - Cidade de Goiás; ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios; e Acadêmica da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiânia -AFLAG, DESDE 2004 .

Nomeada em 2000 para o cargo de Superintendente Regional do IPHAN, com jurisdição sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Trabalha há 25 anos na área de preservação cultural, sempre foi uma apaixonada por proteção cultural, desenvolvendo vários projetos e atividades, entre eles o projeto de educação patrimonial “Conhecer para Preservar – Preservar para Conhecer”.

Personalidade homenageada: :Regina Lacerda

Bookmark and Share