Anamaria Diniz

Anamaria Diniz

 

ANAMARIA DINIZ, nascida na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais em 13 de novembro de 1962. Publicou entre outros: “Goiânia – modernismo sertanejo” na revista Paranoá – Cadernos de Arquitetura e Urbanismo – n.2, 2006, UnB, organizador: Prof. Dr., Flávio R. Kothe. 

Filha de João Batista Filho e Vera Lúcia Diniz Batista. Têm três filhos, Ana Carolina Ana Beatriz e Luiz Felipe. 

Dedicou grande parte da sua vida ao ballet clássico, de 1971 a 1980 estudando na Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, atual Escola Maria Olinewa, no Rio de Janeiro, adquirindo o título de Bailarina Clássica e professora de ballet clássico. Em 1979 fez o Aperfeiçoamento em Técnica de Dança Clássica com o mestre Hector Zaraspe na Julliard School, Nova York, USA. 

Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, RJ em 1986. 

Teve sua formação profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, entre outros, no extinto BNH - Banco Nacional de Habitação, bem como no IBAM - Instituto Brasileiro de Assistência Municipal, no Rio de Janeiro, trabalhando sob a coordenação de Carlos Nelson Ferreira dos Santos.

No ano de 2007 finalizou na Universidade de Brasília (UnB) mestrado em Arquitetura e Urbanismo financiado pela Capes, tendo como professor orientador Dr. Estevão Chaves Rezende Martins, com o tema “Goiânia de Attilio Correa Lima, a cidade idealizada e não a materializada.” 

Foi professora convidada da Universidade Católica de Goiás (UCG) e da Universidade Paulista (Unip/GO) no período de 2006 a 2007. 

Teve como trabalhos premiados e publicados, prêmio CREA/GO Meio Ambiente, pelo Projeto Cara Limpa, de urbanismo, em 2006.

Participou da comissão editorial da revista Paranoá, n.2 / Organizada pelo Prof. Dr. Flávio R. Kothe no período de janeiro a dezembro de 2006.

No XII Encontro Nacional da ANPUR em Belém (2007), apresentou e  publicou o artigo: “Goiânia de Attilio Corrêa Lima, a cidade idealizada e não materializada” 

Tem o seu escritório autônomo de arquitetura em Goiânia desde 1990.

Personalidade homenageada: :Burle Marx

Bookmark and Share