MAURO PEREIRA DE SOUZA

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 30-MAURO PEREIRA DE SOUZA, Carioca, do Rio de Janeiro(antiga Guanabara), 04.12.1952, escreveu, entre outros, DISCURSO DE POSSE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto produzido. 
Filho de Jose Miguel Pereira de Souza e Thereza Maria Almeida de Souza. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Graduado pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro. Pós-graduado em Políticas Públicas pela UFG-GO, Circulação em áreas Urbanas pela UNB, Gestão em Turismo e Hotelaria pela FUNDAC/USP e Gerenciamento Municipal pela FAAP-SP. 
Professor Universitário, Arquiteto e Urbanista, Parcerias e Cooperação Internacional, Projetos Ambientais, Projetos Especiais, Programas de Ações Ambientais Integradas e Educação Ambiental. 
Na área acadêmica foi professor da Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Faculdade Cambury, e atualmente leciona nas Faculdades Objetivo e Universidade Paulista. 
Foi Diretor de Planejamento da Fundação Educacional de Goiás (Mantenedora da Faculdade Lions). 
Na área governamental, na Prefeitura de Goiânia, foi Arquiteto dos quadros da COMURG, Gerente de Urbanismo, Superintendente da Limpeza Urbana e Ajardinamento, Diretor Técnico da COMOB. 
Na área do Governo do Estado de Goiás foi Coordenador Técnico do Programa de Desenvolvimento do Entorno do DF, na gestão Henrique Santillo e Marconi Perillo. 
Assessor Parlamentar do Gabinete da Terceira Secretaria do Senado Federal, Gerente de Planejamento da Agencia Ambiental e Coordenador do Componente Ambiental do Acordo de Cooperação do Governo de Goiás com o Banco Mundial e Pais Basco. 
Membro do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Consultivo de Zoneamento, responsável pelos Núcleos Especiais PAMIRA- Programa Ambiental da Alta e Média Bacia do Rio Araguaia. 
Objetivos: caracterizar a morfo-dinâmica e comportamento morfo-hidráulico do sistema do Rio Araguaia, diagnosticar a viabilidade da construção de barragem no mesmo manancial, identificar e mapear unidade morfo-vegetacional da Planície Aluvial, e realizar ordenamento de áreas fluviais de potencial turístico utilizando o conceito de geo-morfo. 
Sites: Parque Metropolitano Urbano de Goiânia, cujos objetivos eram o de estabelecer a estratégia inicial para a recuperação e reconstrução do Rio Meia Ponte e a ocupação adequada do referido ecossistema. 
Entre 1979 e 1982, foi responsável pelos serviços de coleta de resíduos domiciliares urbanos, inclusive lixo hospitalar em Goiânia. Projeto e execução dos serviços do Aterro Sanitário situado na GO-040 Rodovia Goiânia Trindade, com área de 484.000 m² e capacidade de aterro de 600.000m³ para resíduos sólidos domésticos urbanos, obedecendo o método de trincheiras. 
Foi gerente do programa Balcão de Projetos do Estado de Goiás na Seplan GO, que visava a captação de recursos públicos e privados e organismos internacionais para o desenvolvimento do Estado de Goiás, em 2006. 
Foi nomeado para exercer o cargo de gerente de programas e captação de recursos da Secretaria do Trabalho. 
Atualmente é Chefe de Gabinete na Assembléia Legislativa do Parlamentar Deputado Estadual Walter Inácio do Nascimento. Coordenou ainda na Agência Ambiental em 2004 os Núcleos: Planejamento e Orçamento. 
Na área publica e privada, desenvolveu vários projetos dentre os quais destacam-se: edifícios comerciais, diversas residências, edifícios industriais e institucionais, usinas de compostagem e reciclagem de lixo, planos de desenvolvimento urbano e regional. 
Atualmente é proprietário da Empresa Arqui et Urbis, Arquitetura, Urbanismo & Eventos, juntamente com a Arquiteta e Urbanista Carina Tomazett com trabalhos voltados a projetos de Arquitetura, Urbanismo, Capacitação e Treinamento e Desenvolvimento de Eventos Institucionais, tendo executado a partir de 1976 as seguintes obras e trabalhos na área de arquitetura e urbanismo. Projetos/obras de uso diverso: Aterros sanitários, Edifícios Institucionais, Parque temático, Clubes, Usina Compacta de Lixo, Torneadora Mecânica, Postos de Gasolina e Estacionamento de Veículos. 

Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 30, entre os Titulares, tendo como Patrono Gilberto Freyre
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br 

Bookmark and Share