MARIA LUISA RIBEIRO NEVES

FUNDADORA E PRIMEIRA TITULAR DA CADEIRA 26- MALU RIBEIRO(MARIA LUISA RIBEIRO NEVES), Goiana, da Capital, 18.06.l955, escreveu, dentre outros, “ALÉM DO ALAMBRADO”(POEMAS-1990), “O TEMPO RESPONDE” (POEMAS-1988), este, com prefácio de Brasigóis Felício e notas de orelha de Geraldo Marmo Coelho Vaz, sem dados biográficos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance de pesquisa, via textos publicados. 
Filha de Cássio Ribeiro e Ângela Araújo Ribeiro. Primário no Colégio Santa Clara, onde também fez, posteriormente, o curso Normal. Ginásio no Colégio Estadual de Goiatuba. 
Advogada. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Católica de Goiás. Formou-se também em Letras Vernáculas e Biologia, pela Universidade Federal de Goiás. Conforme Nelly, é também formada em Psicologia, pela Universidade Católica de Goiás. 
Produtora Cultural, Escritora, Poetisa. Ensaísta, Pesquisadora, Ativista. Bióloga, Pensadora, Intelectual. Literata, Cronista, Contista. Administradora, Educadora, Ficcionista. Conferencista, Oradora, Memorialista. 
Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás, de que é atualmente Presidente. Vinculada a outras entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Ordem do Advogados do Brasil e Associação dos Biólogos de Goiás. Casou-se com o Juiz José Cézar Neves, ex-juiz de Direito de Inhumas. 
Relembrada nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Presente em várias antologias de poesia e prosa, entre as quais, REVISTA DA UBE-GO-l989. 
Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e no livro GOIÁS-MEIO SÉCULO DE POESIA, de Gabriel Nascente, bem como no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(2006), de José Mendonça Teles. 
Biografada no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999. 
Mencionada no DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS, de Nelly Novaes Coelho. 
Publicou ultimamente(2004), o livro OS CORDEIROS DO ABISMO(Romance). 

Na Academia Goianiense de Letras é a Titular da Cadeira 26, entre os Titulares, tendo como Patrono José Godoy Garcia
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br  

Bookmark and Share