MARIA DAS GRAÇAS FLEURY CURADO

Maria das Graças Fleury Curado

Patrono:Trigant des Genettes

SUCESSORA E SEGUNDA TITULAR DA CADEIRA 40-MARIA DAS GRAÇAS FLEURY CURADO, de Goiânia, Goiás, 03.06.1953, escreveu, entre outros, DISCURSO DE POSSE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto produzido. 
Filha de Augusto da Paixão Fleury Curado e Ivani Craveiro. Irmã da escritora Augusta Faro Fleury de Melo. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Foi casada com o falecido escritor anapolino Paulo Bertran Wirth Chaibub. Ele e Maria das Graças criaram em Brasília, o MEMORIAL DAS IDADES DO BRASIL. 
Em 2005, seu Projeto SERTÃO DO CAMPO ABERTO, na área de Artes Plásticas, foi aprovado pelo Fundo de Arte e da Cultura. 
Pelo Decreto 6.512, de 24.07.2006, Maria das Graças recebeu da Assembléia Legislativa de Goiás, sancionado pelo Governador Alcides Rodrigues Filho, a Ordem do Mérito Anhanguera, no Grau de Grande Oficial. 

Na Academia Goianiense de Letras é a Titular da Cadeira 40, entre os Titulares, tendo como Fundador Paulo Bertran e como Patrono o Padre Doutor TRIGANT DES GENETTES(FRANCISCO HENRIQUE RAIMUNDO TRIGANT DES GENETTES-François Henry). 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br 
CURRICULUM RESUMIDO: 
Nascida em Goiânia-Goiás, em 03.06.1953, filha de Augusto da Paixão Fleury Curado e Ivany Craveiro Fleury Curado. Descendentes de tradicionais famílias vila boenses, tendo ele ocupado cargos de importância, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. 
Formação: Formada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Goiás. Mestre pela PUC-SP, em Psicologia da Educação. Título da Dissertação: "Coisinha, Anjinho ou Diabinho, a criança aos olhos da professora pré-escolar". 1989. Indicada no Guia para a Educação Infantil do MEC. Doutora pela USP, em Psicologia. Título da tese: "Sinfonia Rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil." 1999. 
Publicações: Autora de inúmeros artigos publicados em revistas e publicações especializadas de Universidades e das Associações Brasileira e da seção Goiás de Psicopedagogia, além de publicações em jornais diários como "O Popular" e o "Estado de Goiás". Autora no livro organizado por Zilma de Moraes Ramos de Oliveira: "Educação Infantil: muitos olhares", Editora Cortez, S.P. 
Após a morte de Paulo Bertran, finalizou dois de seus livros que estavam iniciados, Palmeiras de Goiás - Editora Kelps - Goiânia-GO-2006 e Sertão do Campo Aberto - Editora Verano - Brasília – 2007. 
Realizações: Fundadora e idealizadora dos projetos pedagógicos da Escola Piaget em Goiânia-GO(1980) e da Escola Municipal da Unidade Agroecológica Santa Branca(1994), município de Nerópolis-GO, ganhadora do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental do MEC. Criadora, junto com Paulo Bertran, do Memorial das Idades do Brasil, indicado como projeto-lei como ponto oficial do Turismo Educativo e Cultural de Brasília (2002). Fundadora do Memorial Paulo Bertran, através da OSCIP Instituto Bertran Fleury, na cidade de Goiás. 
Atuação Profissional: Parecerista dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do MEC. Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, a nível nacional e da seção Goiás, Diretora Cultural da seção Goiás. Professora convidada da UFG (1990). Docente em cursos de formação continuada, reciclagem de professores em Secretarias de Estado da Educação de Goiás de Mato Grosso do Sul e de municípios goianos. Assistente e Conferencista em Congressos e Cursos em diversas cidades do Brasil e do Exterior (Buenos Aires, Lisboa, Genebra, Rimini e Paris - 1980 a 1999). Participante com posters em várias Reuniões Anuais da ANPED, CBE e ENDIPE. Superintendente do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. (2000 e 2001). Presidente do Instituo Bertran Fleury, OSCIP criada em 15 de agosto de 2003, em Brasília, hoje com sede transferida para Goiás. Atende pelo E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Bookmark and Share