ITAMAR PIRES RIBEIRO

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 15-ITAMAR PIRES RIBEIRO, Goiano, da Capital, 19.10.l960, autor de vários livros, dentre outros, “LIVRO DE HEITOR”(POEMAS-1990), "CONTOS DE SOLIBUR"(1993), “A ARTE DE PINTAR ELEFANTES”(1994), REPENSAR E APERFEIÇOAR O MECENATO(Artigo), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Publicou, recentemente(2004), o livro ELEGIA, em homenagem ao seu pai JOÃO DE DEUS RIBEIRO, que foi pioneiro de Goiânia, na década de 1930. 
Filho de João de Deus Ribeiro e mãe não revelada em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Foi Secretário de Cultura de Goiânia, na Administração Municipal Petista do Prefeito Darcy Accorsi. Diretor do Instituto Goiano do Livro. Gerente de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás. 
Um dos criadores do antigo Fórum Goiano de Cultura. Diretor de Televisão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultura. 
Detentor dos Prêmios Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, da Prefeitura Municipal de Goiânia e Bolsa de Publicações José Décio Filho, do Governo do Estado. 
Jornalista Profissional. Escritor, Poeta, Contista. Cronista, Ensaísta, Pesquisador. Produtor Cultural, Ativista, Pensador. Intelectual, Memorialista, Conferencista. Administrador, Educador, Ficcionista. 
Anotado nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. 
Membro da Associação Goiana de Imprensa, da Associação Profissional dos Jornalistas de Goiás, além de outras instituições sociais, culturais e de classe. 
Encontra-se na ENCICLOPÉDIA DE LITERA-TURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, Edição do MEC, 1990. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio, além de A POESIA EM GOIÁS, de Gilberto Mendonça Teles e ainda em GOIÁS-MEIO SÉCULO DE POESIA, de Gabriel Nascente. 
Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER EDITORA, Rio de Janeiro, 1999. Referido no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(2006), de José Mendonça Teles. 

Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 15, entre os Titulares, tendo como Patrono José Jacinto Pereira Veiga(J. J. Veiga). 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br. 

Bookmark and Share