Vanessa Bertolini

Vanessa Bertolini

Cadeira:34

Patrono:Marisa Nalini de Oliveira

Status:

VANESSA BERTOLINI, de Franca, São Paulo, 1973, ganhou, entre outros, A MAIS BELA VOZ INFANTIL DE FRANCA(1981), sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa. 
Filha de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Com 8 anos de idade, foi vencedora do concurso “A Mais Bela Voz Infantil de Franca”, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Franca. Ganhou o premio por três anos consecutivos. 
Dos 9 aos 18 anos trabalhou no Grupo Teatral e Musical “Trem Azul” orientado pela professora Marisa Nalini. Em 1990 formou-se em Técnico em Violão Clássico pela Escola Técnica Musical Pestalozzi. 
Em 1991, com 18 anos, graduou-se em Regência pela Universidade de Brasília. Iniciou seus estudos de canto com o professor Marconi Araújo em 1993. 
Em 1994, com 21 anos, cantou no "Carnegie Hall" em Nova Iorque como membro do grupo solista do Coro Sinfônico Comunitário da UnB, o qual foi regido pelos maestros David Junker e John Rutter. Com a Associação Coro Feminino de Brasília (sob a regência de Marconi Araújo ganhou 4 medalhas de ouro e 2 de prata no concurso "In Canto Sul Garda “na cidade de Riva del Garda (Itália) em 1997. 
Regendo o coro masculino de Brasília ganhou no mesmo concurso a medalha de ouro e o 1º lugar na categoria religiosa a cappella. Com a associação se apresentou na "Piazza San Pedro" e na "Ala Paulo VI", ambas no Vaticano em novembro de 2000. Diplomou-se em Canto Lírico pela Universidade de Brasília. 
Ainda no ano de 2000, com 27 anos, pós-graduou-se em canto lírico pela UnB. Trabalhou ao lado do maestro David Junker no Coro Sinfônico Comunitário da UnB desde sua criação ate janeiro de 2001. Obteve o segundo lugar no Concurso Nacional de Canto Lírico, realizado em 2003, pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. 
Já foi orientada por Marconi Araújo, Helly Anne Caram, Irene Bentley, Ângelo Dias, Ângela Barra e Maria Bartira. Em seu repertório, estão incluídas obras de Mozart, Beethoven, Rossini, Bach, entre outros. 
Participou das seguintes operas: O Barbeiro de Sevilha(de Rossini), Gianni Schichi, La Boheme e Madama Butterfly(de G.Puccini), Alzira, La Traviata e Aida (de Verdi ), Carmen ( de Bizet ), Luccia di Lammermoor ( de Donizetti ) e Jesus Christ Super Star ( de Lloyd Webber). 
Esteve em turnês, congressos, concursos, festivais e eventos nos seguintes paises: EUA, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Portugal, Itália, Vaticano, Áustria, Republica Tcheca e Hungria. 
Cantou sob a batuta dos maestros: Benito Juarez, David Junker, Elena Herrera, Emilio de Cesar, Giuseppe Cataldo, Henrique Morelenbaum, Henry Leck, Joaquim Thomas Jayme, Jonh Rutter, Julio Medalha, Lee Kjelson, Marconi Araújo, Paul Oakley, Sylvio Barbatto, Vladimir Fiusa e Weston Noble. 
Tem 35 anos, é soprano e mora em Goiânia (GO), onde leciona no Mvsika Centro de Estudos. 
Apesar de sua importância, não é citada no DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DE MUSICA ERUDITA BRASILEIRA(2005), de Olga Gudolle Cacciatore, não é referida na ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA(1998), Marcos Antonio Marcondes. 
Na Academia Goianiense de Letras é a Titular da Cadeira 34, entre os Correspondentes, tendo como Patronesse Marisa Nalini de Oliveira, sua ex-professora.

Bookmark and Share