Sérgio Feltrin Corrêa

Sérgio Feltrin Corrêa

Cadeira:44

Patrono:Erico Verissimo

Status:

SÉRGIO FELTRIN CORRÊA, de Niterói, Rio de Janeiro, 28.09.1941, escreveu, emtre outros, CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL COMENTADO, 4.ª EDIÇÃO, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais(Direito), pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como advogado nas comarcas da capital e do interior do Estado. 
Em 1960, com 19 anos de idade, tornou-se servidor do Ministério da Fazenda, na Inspetoria Geral de Finanças, atual Secretaria do Tesouro Nacional, onde ficou até 1988. 
Em 26.08.1988, com 47 anos, ingressou na Magistratura como Juiz Federal Auxiliar e em 1989, foi promovido à titularidade da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro no biênio 1993/1994 e de Diretor do Foro no biênio 1995/1996. 
Membro da Comissão composta pela Associação dos Magistrados do Brasil - AMB para proceder a estudos e apuração de dados visando ao diagnóstico da Justiça Federal. 
Designado para promover a instalação das Varas Federais de Nova Friburgo e Petrópolis. Integrou, sob a Presidência do Desembargador Federal Clélio Erthal, a Comissão de Instalação de Varas do Interior, na Seção Judiciária do Rio de Janeiro. 
Nomeado Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 02.07.1998, onde integra a 2ª Turma. 
Em 2001, com 60 anos, tornou-se Presidente da Comissão de Interiorização e Instalação de Novas Varas. É Presidente da Comissão de Jurisprudência e da Comissão Temporária de Informática e Estatística do TRF da 2ª Região. 
Prêmios e Distinções: Medalha do Pacificador, conferida pelo Ministro do Exército – 1995. Colar do Mérito Judiciário, conferido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – 1995. Cidadão Mageense Honorário, título conferido pela Câmara Municipal de Magé – 2000. Medalha do Mérito Meritiense, concedida pela Prefeitura de São João de Meriti – 2001. Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pelo Comandante da Marinha – 2001. 
Mencionado no REPERTÓRIO BIOGRÁFICO DA JUSTIÇA FEDERAL(2000), de Neide Alves Dias de Sordi. 
Apesar de sua importância, não é referido no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 44, entre os Correspondentes, tendo como Patrono Erico Veríssimo. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no sitewww.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share