Reynaldo Rocha

Reynaldo Rocha

Cadeira:45

Patrono:Benedito Odilon Rocha

Status:

REYNALDO ROCHA, de Corumbá de Goiás, 1941, escreveu, entre outros, “DIRETO E DEVASTADOR”(1973), sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto produzido. 
Filho de Benedito Odilon Rocha e Anna Valle Rocha. Irmão de Helio Rocha, Ana Claudia Rocha e Eduardo Rocha(jornalistas), bem como de Maria das Graças, Laila e Beatriz Rocha(professoras) e ainda Edgar Rocha(médico), Paulo Rocha(engenheiro). 
Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Em 1950, mudou-se para Goiânia juntamente com a família. Estudou no Ateneu Dom Bosco, em Goiânia. Formou-se em Jornalismo. 
Seu pai, Benedito Odilon Rocha e seu irmão Helio Rocha se tornaram membros da Academia Goiana de Letras, respectivamente, Cadeira 17 e Cadeira 07. 
Quanto a Reynaldo Rocha, durante muitos anos foi jornalista do jornal O POPULAR, de Goiânia. Fez parte da primeira equipe do Jornal Opção que surgiu em Goiânia, em 21.12.1975. Escreveu nos cinco primeiros números. Como trabalhava em outro jornal, O Popular, não assinou as matérias. 
Pelo DECRETO Nº 6.198, DE 19 DE JULHO DE 2005, lhe foi conferido pela Assembléia Legislativa de Goiás, sancionada pelo Governador Marconi Perillo, a Ordem do Mérito Anhanguera, no grau de Comendador. 
Em 2004, comandou o Programa RODA VIVA LOCAL, na TV Brasil Central. 
Passou a comandar como Ancora, o programa Roda de Entrevista (Televisão Brasil Central). 
Apesar de sua importância, não é citado no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE GOIAS(1984), de Ciro Lisita Junior, algumas vezes referido no livro IMPRENSA GOIANA-DEPOIMENTOS PARA A SUA HISTÓRIA(1980), de Alirio Afonso de Oliveira e José Mendonça Teles. Mencionado no livro DOSSIÊ DE GOIÁS(2001), de Antonio Moreira da Silva. 
Não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, nas enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 45, entre os Correspondentes, tendo como Patrono seu pai Benedito Odilon Rocha. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no sitewww.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share