José Leandro Bezerra Júnior

José Leandro Bezerra Júnior

Cadeira:51

Patrono:Francisco de Paula Ribeiro

Status:

jjLeandro (José Leandro Bezerra Júnior), Carolina, MA – 1960 Filiação: José Leandro Bezerra e Terezinha Bringel Bezerra.

Escritor, bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1984), tendo trabalhado de 1982 a 1990 em várias emissoras de rádio em Goiânia.

Em 1974 já tinha em mente que queria ser escritor, adquirindo livros e mantendo a leitura regular como hábito. Mas somente a partir dos vinte anos de idade fez as primeiras incursões na literatura escrevendo poemas. Desde então não mais parou de escrever. Surgiram contos, crônicas e romances embora tenha publicado seu primeiro trabalho só em 2002.

Foi quando ganhou o prêmio Cora Coralina, do Instituto Goiano do Livro, para poetas inéditos. Em 2008, após pesquisa de dois anos, publicou o ensaio histórico Babaçulândia, sobre a pequena cidade tocantinense às margens do rio Tocantins. Ainda em 2008 voltou a vencer um concurso literário. Com o romance A Morte no Bordado ganhou o prêmio de ficção do concurso Maximiano da Mata, da Fundação Cultural do Tocantins.

jjLeandro havia trocado Araguaína por Goiânia em 1978, onde foi cursar a faculdade de Jornalismo, mas voltou a morar no Tocantins a partir de 1990 e não mais deixou Araguaína. Além de colaborar regularmente com crônicas em jornais locais, jjLeandro desenvolve outras atividades profissionais não ligadas ao jornalismo ou à literatura.

É casado com a biomédica Lucivânia Florêncio Leandro e tem dois filhos: Laís e Felipe. Tem crônicas, contos e poesias publicados em vários endereços na internet. Edita o blog jjLeandro (http://jjleandro-jjleandro.blogspot.com/). Contato com o autor: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Bookmark and Share