GERALDO PEREIRA

Geraldo Pereira

Cadeira:27

Patrono:Pablo Neruda

Status:

GERALDO PEREIRA, de Correntina, Bahia, 07.04.1958, escreveu, entre outros, DEGRAUS(Poesia-2002), PESCANDO PEIXES GRAÚDOS EM ÁGUAS BRASILEIRAS(Poesia-2004), PARA CRIANÇAS(Poesia Infantil-2005), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. 
Filho de João Pereira dos Santos e Emiliana Pereira. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Formou-se em Direito. Foi Vereador em Goiânia. Servidor da Universidade Federal de Goiás. Responsável pela divulgação da produção cultural de Goiás, na Radio Universitária da UFG. 
Um dos fundadores e atual Presidente da Associação Cultural Lavourartes. 
Referido no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(2006), de José Mendonça Teles. 
Apesar de sua importância, não é mencionado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é suficientemente estudado, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 27, entre os Correspondentes, tendo como Patrono Pablo Neruda. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no sitewww.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share