DIMERVAL FELIPE DA SILVA

Dimerval Felipe da Silva (Bororó)

Cadeira:31

Patrono:Alfredo da Rocha Viana (Pixinguinha)

Status:

DIMERVAL FELIPE DA SILVA-BORORÓ, de Goiânia, Goias, 16.09.1953, produziu, entre outros, CAMINHO DAS PEDRAS, NA ORELHA DO PANDEIRO (C/ LUCIA HELENA E ALDIR BLANC), O DONO DO SAMBA (C/ FÁTIMA GUEDES), SÃO LUIZ DOS MONTES BELOS (C/ LUIZ AUGUSTO), VAQUEIRADA (C/ EDMUNDO SOUTO E NEI LOPES). 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra adotiva, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Com um ano de idade, em 1954, mudou-se com a família de Goiânia para Belo Horizonte, em Minas Gerais. 
Iniciou sua carreira artística em 1966, com 13 anos, tocando em conjuntos de bailes em Belo Horizonte. 
Em 1970, com 17 anos, retornou a Goiania participando dos principais movimentos em prol da música popular de seu estado. Atuou como spalla na Orquestra Sinfônica do Estado de Goiás e em shows. 
Instrumentista. Compositor. Arranjador. Produtor musical. Domina o contrabaixo elétrico, o contrabaixo acústico, o violão, a viola caipira e a guitarra midi. 
Passou a ser conhecido e tratado como BORORÓ 2, em virtude do Bororó 1(Alberto de Castro Simões da Silva-Rio de Janeiro, 15.10.1898/07.06.1986). 
Referido no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira. Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DA MUSICA BRASILEIRA POPULAR ERUDITA E FOLCLÓRICA(1998), de Marcos Antonio Marcondes. 
Não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras, encontra-se entre os Membros Correspondentes, na Cadeira 31, tendo como Patrono Alfredo da Rocha Viana(PINXINGUINHA). 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no sitewww.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share