Ático Vilas-Boas da Mota

Ático Vilas-Boas da Mota

Cadeira:55

Patrono:João Guimarães Rosa

Status:

Filho do professor José Baptista da Mota e de Aída Frota Vilas-Boas Mota, descende por linha materna das tradicionais famílias caetiteenses - Frota e Vilas-Boas e ainda Silveira e Antunes.
Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, morou na Romênia (Tendo lecionado português na Fundação Brasil-Romênia, Bucareste[1]), onde efetuou parte de sua formação acadêmica e, depois, em Goiânia, onde lecionou na Universidade Federal - lente fundador da cátedra de Literatura Oral.
Parte de sua obra é dedicada à cultura e história do estado de Goiás.
Como folclorista, coligiu importante acervo de manifestações culturais brasileiras, desde a literatura de cordel, gírias e expressões idiomáticas, à publicação de obras acerca de povos como os ciganos - iniciando o que denominou ciganologia. Também sugeriu a adoção do termo folclorística para os estudos relativos ao tema da cultura popular.
Após sua aposentadoria em 1991[1] instalou-se na cidade de Macaúbas, onde residia a mãe, ali efetuando importante trabalho de preservação cultural e resgate, sendo o principal mantenedor da Fundação Professor Mota.
É membro de diversas instituições e entidades literárias e históricas.
Membro da Associação Goiana de Imprensa, da Associação Brasileira de Escritores (seção Goiás), das Comissões goiana e baiana de Folclore, é ainda imortal da Academia de Letras de Brasília, onde ocupa a cadeira 7.
Em 15 de dezembro de 2004 foi eleito membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tendo sido recebido por Cybelle de Ipanema, e seu discurso de posse versando sobre "As relações culturais Brasil-Romênia".
É ainda membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, da congênere de Goiás e do Rio Grande do Norte, e também do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.
Foi Presidente da Comissão Nacional de Folclore.
Membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Obras publicadas

Dentre os livros publicados pelo professor Ático Vilas-Boas estão:
Ciganos - antologia de ensaios. Thesaurus, Brasília, 2004 (ISBN 8570623763)
Ciganos - Poemas em Trânsito. Thesaurus, Brasília, 1998.
Momentos da História dos Romenos. Thesaurus, Brasília, 1988.
Romênia: Poemário Telúrico - Thesaurus, Brasília, 1998 (ISBN 8570621647)
Rezas, Benzeduras, Etcetera. Goiânia, Editora Oriente, 1977
Uma Noite Tempestuosa - (tradução) de Ion Luca Caragiale, Thesauros, Brasília, 2004 (ISBN 8570624212)
Uma carta perdida - (tradução) de Ion Luca Caragiale, comédia em quatro atos, Thesaurus, Brasília.
Brasil e Romênia: Pontes Culturais - Thesaurus, Brasília/Rio de Janeiro - 2010 (a obra teve lançamento a 30 de março, na Academia Brasileira de Letras)

-----------------
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ático_Vilas-Boas_da_Mota

Bookmark and Share