ANA MARIA DE MORAIS

Ana Maria de Morais

Cadeira:36

Patrono:Alfredo Dias Gomes (Dias Gomes)

Status:

ANA MARIA DE MORAIS, de Goiânia, Goiás, 13.10.1952, escreveu, entre outros, DISCURSO DE POSSE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa. 
Filha de Joaquim de Morais Barbosa e Ana Luiza Pires de Morais. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Pós-Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, em Ipanema, Rio de Janeiro. 
Trabalhou durante 22 anos na TV Globo, Rio de Janeiro, e coincidentemente fazia a produção de merchandising para as novelas de seu patrono Dias Gomes. Morou durante 06 anos nos Estados Unidos, onde administrou a produtora "Desert Sun". 
No final dos anos 60 e início dos 70, participou dos festivais “Comunica Som” e “Universitário”, onde foi agraciada com o troféu de melhor interprete feminina. 
Escreveu para a extinta Folha de Goiaz e apresentou, junto com Aquiles Tenuta, o programa de televisão Gincana Colegial. Letrista, com algumas músicas. Escritora, com um livro em andamento. Atende pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  Jornalista, Ex-coordenadora Geral de Merchandising da Rede Globo. 
Apesar de sua importância, não é mencionada no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE GOIAS(1984), de Ciro Lisita Junior, não é estudada no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referida, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Não é citada no DICIONÁRIO DE MULHERES(2000), de Hilda Agnes, bem como no DICIONÁRIO DE MULHERES DO BRASIL(2000), de Schuma Schumaher. Não é referida no livro ENSAÍSTAS BRASILEIRAS(1993), de Heloísa Buarque de Holanda e Lúcia Nascimento Araújo. Não é mencionada no DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS, de Nelly Novaes Coelho. 
Na Academia Goianiense de Letras é a Titular da Cadeira 36, entre os Correspondentes, tendo como Patrono Dias Gomes.

Bookmark and Share