ALCIDES RIBEIRO FILHO

Alcides Ribeiro Filho

Cadeira:8

Patrono:Castro Alves

Status:

ALCIDES RIBEIRO FILHO, de Remanso, Bahia, 1943, escreveu, entre outros, DISCURSO DE POSSE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Em 1969, com 26 anos de idade, estabeleceu-se em Aparecida de Goiânia. Fundou o Educandário Alfredo Nasser, transformado depois em Colégio de Aplicação. Com o passar do tempo, fundou a União das Faculdades Alfredo Nasser(UNIFAN). 
Entre 1976, com 33 anos, e 1982, foi Vereador junto à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, tendo sido seu Presidente. 
Pela LEI Nº 15.282, DE 02 DE AGOSTO DE 2005, da Assembléia Legislativa de Goiás, propositura do Deputado Ozair José, recebeu do Governador Alcides Rodrigues, o Título Honorífico de Cidadão Goiano. 
Dono do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e do Bazar Prof. Alcides. 
Já foi candidato a Prefeito de Aparecida, bem como a Deputado Estadual e Deputado Federal. 
Candidato a deputado estadual nas últimas eleições, hoje é sexto suplente pela chapa PP/PSDB. É Vice-Governador. 
Pelo DECRETO LEGISLATIVO, de 11/12/2007, com autoria de HÉLIO DE BRITO JR., recebeu da Câmara Municipal de Goiânia, o titulo honorifico de cidadania. 
Não é mencionado no livro BAIANOS ILUSTRES(1979), de Antonio Loureiro de Souza, bem como no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE GOIÁS(1984), de Ciro Lisita Junior. 
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Titular da Cadeira 08, entre os Correspondentes, tendo como Patrono Castro Alves. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share