Artigos

Huberto Rohden

Huberto Rohden

Cadeira:10

Titular:Jávier Godinho

Status:

PATRONO DA CADEIRA 10- HUBERTO ROHDEN, de São Ludgero, Santa Catarina, 1893(conforme alguns teria nascido em Tubarão), escreveu, entre outros, EM ESPIRITO E VERDADE(1920), PAULO DE TARSO, AGOSTINHO, JESUS NAZARENO, NOVO TESTAMENTO, PANORAMA DO CRISTIANISMO, PROBLEMAS DO ESPIRITO, ESPLENDORES DA FÉ, NOSSO MESTRE, ALEGORIAS, MARAVALHAS DO UNIVERSO, MYRIAM, LUZES, DE ALMA PARA ALMA, PORQUE SOFREMOS, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. 
Huberto Rohden atendia no Rio de Janeiro, pela Caixa Postal, 831 e seus livros eram publicados pela Editora EPASA, Rua México, 98, 6º Andar, Rio de Janeiro. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal e tambem em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, deslocou-se para outros centros, onde tambem estudou. Foi Diretor das Escolas Ferroviárias do Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências, Teologia e Filosofia, nas Universidades de INNSBRUCK(Áustria), VALKENBURG(Holanda) e NÁPOLIS(Itália). Fez ESPECIALIZAÇÃO em PRINCETON(EUA). 
Em 1946, com 53 anos de idade, tornou-se Professor de Filosofia Universal e Religiões Comparadas, da AMERICAN UNIVERSITY, de Washington, Estados Unidos. Viajou pela India, Nepal, Egito e Palestina. 
De volta ao Brasil, passou a lecionar FILOSOFIA UNIVÉRSICA, FILOSOFIA DO EVANGELHO E MEDITAÇÃO, tanto na Capital de São Paulo, quanto numa CASA DE RETIRO ESPIRITUAL, entre Jundiaí e Campinas. 
Deixou mais de 100 obras publicadas e traduzidas para o alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, esperanto e Braile. 
Atualmente publicados pela Editora Martin Claret (São Paulo), seus livros foram também editados pelas editoras Vozes (Petrópolis), União Cultural (São Paulo), Globo (Porto Alegre), Freitas Bastos (Rio de Janeiro) e Fundação Alvorada (São Paulo), entre outras. 
Padre jesuíta no início da carreira literária, graduou-se em Ciências, Filosofia e Teologia pelas Universidades de Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália). 
Fundador da Instituição Cultural e Beneficente Alvorada (1952), lecionou na Universidade de Princeton (Estados Unidos da América), American University, de Washington D.C. (EUA), e na Universidade Mackenzie (São Paulo, SP). Proferiu palestras nos Estados Unidos, Índia e Portugal. 
Tradutor do Novo Testamento, da Bhagavad Gita e do Tao Te Ching, preocupou-se em editar seus livros a preços populares, de modo que facilitasse a democratização do conhecimento. Ao longo da vida revisou, atualizou e reescreveu o conjunto de seus escritos. 
Foi tambem biografado por Zoraida Hostermann Guimarães no livro UM PILAR DE LUZ NO COSMO (2000), da Editora Lunardelli (Florianópolis, SC). 
Faleceu em São Paulo, em 1981, com 88 anos de idade. 
Apesar de sua importância, não é suficientemente estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001, ou no “DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO” (2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Patrono da Cadeira 10, tendo como Titular Jávier Godinho. 
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br 

Bookmark and Share