CHARIFE OSCAR ABRÃO

 

Patrono: Rui Barbosa (Rui Barbosa de Oliveira)

FUNDADOR E PRIMEIRO TITULAR DA CADEIRA 20-CHARIFE OSCAR ABRÃO, de Corumbaíba, Goias, 27.06.1938, escreveu, entre outros, DISCURSO DE POSSE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto produzido. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. 
Foi também Professor Substituto, Fiscal Arrecadador e Professor do Ensino Médio. Formou-se em Direito pela Universidade Catolica de Goias, passando a exercer a advocacia. 
Seu escritório tinha, entre outros, Nigel Guido Spenciere, Everardo de Souza, Hamilton de Barros Velasco, Paulo César Barbosa de Lima. 
Posteriormente, a este grupo se juntou o advogado cassado Iris Resende Machado(Iris tinha sido cassado em 17.10.1969) criando o Serviço Juridico Associado que fez mais de 100 juris populares e se tornou conhecido em todo o Brasil, inclusive sendo responsável pelo Alvará de Soltura do jornalista Batista Custódio, expedido pelo Tribunal de Justiça de Goias. 
Voltando a Charife, foi ainda secretário-chefe do Gabinete Civil da Governadoria do Estado de Goiás, no governo de Íris Resende Machado, de 15 de março de 1983 a 27 de junho de 1985. 
Foi nomeado ao cargo de Desembargador por decreto governamental, de Íris Resende Machado, agora como Governador do Estado de Goiás, em 1985, pelo quinto constitucional, como representante da Ordem dos Advogados do Brasil. 
Entre 1999 e 2000, Charife foi Corregedor-Geral da Justiça de Goiás. Antes de chegar a Desembargador, Charife como Advogado, exerceu a profissão de fevereiro de 1970 até dezembro de 1985, quando foi nomeado Desembargador.
Com a presença do Ministro Nilson Naves, do Superior Tribunal de Justiça, no dia 01.02.2003, foi empossado como novo Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o biênio 2003/2004. 

É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Bookmark and Share